
Hélder Bruno Martins nasceu em Coimbra, em 1976, e reside desde sempre na Lousã.
É doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em ciências musicais pela Universidade de Coimbra (2005), licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999).
É consultor especialista da Direção Geral das Artes; investigador do INETmd e do CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política. É autor de artigos, comunicações, prefácios, de livros e livros-cd, dos quais se destaca Jazz em Portugal (1920-1956) (Almedina, 2006).
Colaborou no projeto de investigação liderado pelo neurocirurgião Carlos Calado (Hosp. São José, Lisboa) intitulado O efeito da Música e a Importância da Musicalidade na Dor do Pós-operatório (Calado, 2015). Tem dedicado especial atenção às questões da música-identidade-emoções.
Em 2018 editou o seu primeiro álbum de originais sob o título A Presença, serena e terna.
O seu segundo álbum Under a Water Sky, foi lançado em maio de 2022, no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra. Este último trabalho contou com as participações de: Maria João (cantora de jazz), Sérgio Carolino (tuba), Mafalda Camilo (voz), Marito Marques (percussão), Ana Maria Rosa (voz), O Gajo (viola campaniça), Carlos Martins «Rato» (voz), Maria Kagan e Tünde Hadady (violinos), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo), Miguel Falcão (contrabaixo).