A pré-apresentação do novo álbum SOB UM CÉU DE ÁGUA de HELDER BRUNO, superou as melhores expetativas

As reações do público e as críticas ao primeiro álbum de Helder Bruno – A Presença, serena e terna – já tinham evidenciado que se assistia à emergência de algo muito sério no panorama musical português, mais especificamente na estética «indie classical», como o designaram na Holanda.

O blogue Via Nocturna 2000 apresenta-o assim: “Magistral na execução, marcante na história da música nacional, estudioso, investigador e eloquente no discurso. Depois de um memorável A Presença, Serena e Terna, Hélder Bruno concede-nos uma brilhante entrevista onde se aborda o seu riquíssimo historial, bem como, naturalmente, o seu álbum de estreia.”

No ípsilon/público, o jornalista Nuno Pacheco escreveu:“É um disco que se escuta como se fosse a banda sonora de um filme, e desde que foi lançado tem vindo a suscitar elogios a quem o ouve.”

Agora, prepara o seu segundo álbum que se designará Sob um céu de água | Water Sky, que já começou a dar que falar: Helder Bruno efetuou uma pré-apresentação de algumas peças do novo álbum na Moda Lisboa, no passado dia 10 de março, em conjunto com a apresentação da nova coleção do estilista Nuno Gama.


NUNO GAMA & HELDER BRUNO
quando moda e música se juntam

Nuno Gama apresentou a sua “melhor coleção“, segundo o próprio, ao som da música de Helder Bruno.

O estilista convidou o músico para, em conjunto, produzirem uma performance muito para lá do desfile de moda. Tratou-se de um verdadeiro espetáculo em que música e moda, manequins e músicos, se juntaram para um espetáculo cénico.
Fotografia Paulo Homem de Melo | Glam Magazine | Moda Lisboa 2019

Fotografia Paulo Homem de Melo | Glam Magazine | Moda Lisboa 2019

A performance estava prevista para 20 minutos, mas o elevado número de pessoas fez com que a apresentação durasse 1 hora e 10 minutos. Helder Bruno apresentou algumas das peças do seu próximo álbum: Sob um céu de água.

O compositor e pianista contou ainda com a participação de Vasco Ribeiro Casais (OMIRISEIVA), JP Vinagre (Mercadoria), O Gajo e Nuno Guerreiro. A reação das pessoas foi extremamente positiva e deixou uma ansiosa curiosidade aos que já escutaram na Moda Lisboa.


Fotografia Moda Lisboa 2019

SOB UM CÉU DE ÁGUA | WATER SKY

 “Céu de água” é a ilusão que consiste em percecionar o céu como a continuação da própria água (mar, lago ou rio); o fenómeno no qual entre a superfície de água e o céu não se distinguem diferenças.   
É sob este céu de água que vive a narrativa que se pretende criar neste álbum. Entre o símbolo e o significado, a metáfora e o real, procura-se a elaboração imagética de uma paisagem em que o céu é uma imensa massa de água. Uma bolha de vida coberta por água, em que tudo o que existe e que se conhece está sob um imenso mar, com tudo o que isso poderia implicar: na fenomenologia do som, da luz, da cor, do movimento, do espaço, do tempo. Irreal.   

Segundo Helder Bruno, “em «A Presença, serena e terna» (álbum de 2018) priorizou-se a valorização da natureza, que se procurou enfatizar nas composições, na orquestração, na interpretação, nas estórias, no resultado sónico final do álbum“. Neste segundo álbum, exploram-se novos recursos: as tradições musicais étnica e erudita  associam-se à modernidade na conceção de universos sónicos específicos. O discurso, a orquestração, a improvisação, o instrumentário e a fusão tímbrica (eletrónica e sintetizadores, piano, gaita de foles, viola campaniça, voz e quarteto de cordas) convergem nesta viagem num cenário irreal: sob um céu de água.

Haverá viagem mais livre e verdadeira do que aquela dos impossíveis?

Apoios de HELDER BRUNO na MODA LISBOA 2019
Licor Beirão | Turim Hotels & Resorts