6 MAIO | HELDER BRUNO em BENFEITA | ARGANIL

Aldeia do Xisto de Benfeita cumpre uma vez mais a tradição e, no dia 7 de maio, recebe a Festa da Paz, assinalando com 1620 badaladas o fim da II Guerra Mundial. É uma badalada por cada um dos dias que durou a neutralidade de Portugal no conflito.

Torre da Paz, em tempos conhecida por “Torre Salazar”, é o elemento central das comemorações. A construção começou em 1944, por iniciativa de Mário Mathias, jurista e natural de Benfeita, e terminou nos primeiros meses de 1945.

Reza a história que Benfeita foi um dos primeiros sítios do país a saber que a II Guerra Mundial tinha chegado ao fim. Corria o dia 7 de maio de 1945 quando a boa nova chegou, pela voz de um funcionário de uma empresa inglesa, casado com uma habitante da aldeia, e deu a Benfeita um motivo para celebrar e estrear o sino acabado de colocar. Eram 14h00 quando o som das badaladas se fez ouvir.

O ato transformou-se numa tradição única e, desde então, todos os anos, no dia 7 de maio, o sino da Torre da Paz toca as 1620 badaladas, celebrando a paz.

A Festa da Paz começa ainda no dia 6 de maio, com um concerto de Hélder Bruno. O pianista, compositor e musicólogo apresenta a suite “A Presença, serena e terna”. O espetáculo está agendado para as 17h00.

No final do concerto, o público tem a oportunidade de degustar os “Sabores de Benfeita”, num lanche em que não faltarão os melhores produtos locais.

PROGRAMA

6 de maio
17h00 – Concerto de Hélder Bruno

7 de maio
14h00: 1620 Badaladas

Venha celebrar a paz e aproveite para conhecer a aldeia e a região envolvente. Perca-se na Paisagem Protegida da Serra do Açor e na encantadora Mata da Margaraça e conheça a beleza e frescura da Fraga da Pena.

@ALDEIAS DO XISTO